O que é Espiritualidade e como Vivenciá-la
Certa vez Dalai Lama foi perguntado sobre o que é espiritualidade e sua sábia resposta foi a seguinte: “é basicamente tudo aquilo que produz uma transformação interior”. Convenhamos, precisamos concordar plenamente com isso, pois se não há alguma transformação para um entendimento maior de si mesmo e da existência, então poderemos estar desperdiçando o precioso tempo de vida.
É muito comum, mesmo nos ambientes espiritualistas e esotéricos, pessoas atribuírem espiritualidade como algo que está acima ou é superior à matéria, ou seja, algo longe de nós mesmos e que acaba sendo difícil de ser alcançado pela maioria. Há pessoas que procuram centros espíritas ou passam a praticar meditação e yoga para se sentirem mais espiritualizadas. De fato uma prática ou outra desse tipo ajuda no equilíbrio diário e na expansão da consciência, mas se isso não te transforma num se humano melhor, então não quer dizer nada.
Espiritualidade está em tudo
Vamos desmistificar um pouco o assunto. De acordo com minha experiência, com tudo que já pratiquei, vivenciei e estudei, a resposta que dou para a pergunta: “O que é Espiritualidade” é a seguinte: espiritualidade é tudo e está em tudo, tudo mesmo. Existe uma frase famosa do Buda onde ele diz que somos seres espirituais passando por experiências físicas aqui no planeta Terra. Se somos seres espirituais, então já somos, em essência, espiritualizados, percorrendo caminhos e tateando coisas espirituais também.
O último estágio de manifestação do universo é a manifestação física, logo, tudo isso que podemos ver, tocar e sentir advém de manifestações espirituais ou de camadas mais sutis da existência. Tudo é espiritual, só que manifestado numa outra vibração. Todos os reinos animal e vegetal, todas as coisas já criadas, todos os seres que vieram e ainda virão, todos os planetas e sistemas galácticos. Se tudo isso é espiritual, então o raciocínio lógico que podemos ter de agora em diante é que um mundo não está separado do outro, é uma coisa só.
O que é uma pessoa com espiritualidade
Se tudo é espiritual, onde que fica a nossa tão falada espiritualidade? É muito simples, não precisamos alcançar a espiritualidade, o que precisamos fazer é buscar sentido para a vida, é entrar em conexão com o fluxo universal e trabalhar em prol da expansão da consciência de nós mesmos e dos semelhantes. Nesse sentido qualquer caminho vale a pena, desde que você tenha um mínimo de afinidade e que tal caminho te transforme numa pessoa melhor.
Consciência é a palavra-chave. Uma pessoa com espiritualidade é basicamente uma pessoa consciente do seu papel nesse mundo. Consciente de suas limitações e imperfeições, consciente das transformações que precisa promover na vida. Uma pessoa que não é necessariamente boa e positiva, mas uma pessoa que busca sempre se melhorar independente de onde esteja: do país, da cultura, da língua nativa ou da religião.
Espiritualidade e religiosidade
Qual o caminho que te faz mais espiritual? Qualquer um! Não importa que tipo de crença você tem, que tipo de oração você faz, que tipo de rito você pratica, que tipo de livros sagrados você lê, que tipos de gurus, padres ou pastores você segue. O que realmente importante é sua abertura para se transformar e sua habilidade para se tornar um ser humano melhor, ou seja, um pai ou uma mãe melhor, um melhor marido ou esposa, melhor filho ou filha, namorado ou namorada, amiga ou amigo, melhor profissional…
Todas as religiões possuem ensinamentos profundos capazes de nos nortear. Mas independente disso, o fato de vivermos melhor em amplo sentido faz com que desabrochemos a nossa íntima espiritualidade.