
Como Melhorar a Respiração em 5 Passos Simples
Pode parecer que não, mas o ir e vir da respiração fica comprometido com o ritmo de vida agitado e altamente acelerado que levamos. E não estou falando apenas do bater de pernas diário, estou falando da agitação mental e, principalmente, emocional. Você pode estar se sufocando sem perceber. Então, aprenda como melhorar a respiração seguindo esses 5 passos.
Cuide da Agitação mental
Somos o que comemos, mas também somos o que pensamos, seja de maneira consciente ou inconsciente. A agitação mental impacta diretamente na forma como respiramos e em todo o funcionamento do corpo. Isso é tão comum que percebemos a rasa respiração quando paramos um pouco e damos aquela longa suspirada. Isso acontece porque a respiração saiu, por um período, do seu movimento natural. E quando o corpo pede por uma longa respiração, é sinal de que a mente anda bastante agitada e uma mente neste estado compromete a força da respiração.
Portanto, de hoje em diante você irá prestar mais atenção no seu comportamento mental com o intuito melhorar o fluxo energético da mente para que esta dê força ao movimento da respiração profunda. Basta observar os pensamentos e silenciá-los na medida do possível.
Cure as Turbulências Emocionais
Se uma mente agitada é capaz de efeitos danosos, imagina o que um leque de emoções turbulentas é capaz de fazer? Pois é, a turbulência emocional, além de desperdiçar uma grande quantidade de energia, compromete a respiração saudável. Para melhorar a respiração tenha consciência também das suas emoções destrutivas, seja raiva, inveja, ciúmes, medo, etc… Pois esses sentimentos encurtam o movimento respiratório nos deixando mais fragilizados e propensos a doenças diversas, pois o sistema imunológico também fica prejudicado com a baixa vibração da emoção e com o baixo fluxo respiratório.
Perceba que uma coisa retroalimenta a outra, uma mente agitada influencia na baixa vibração das emoções e também na diminuição da força respiratória. Observe suas emoções e vá aos poucos, com as visualizações mentais, criando uma vida mais harmônica. Procure respirar fundo visualizando um cenário mais bonito pra você. Acredite, isso terá efeitos maravilhosos na sua vida!
Melhore a Postura Corporal
Uma das maneiras mais simples sobre como melhorar a respiração é prestando atenção na postura corporal. Observe como está a posição da sua cabeça, dos seus ombros e também das suas costas. O simples fato de se espreguiçar junto com uma respiração profunda já promove um realinhamento do corpo e isso impacta diretamente na sua respiração, na sua mente e no seu coração, ou seja, nas emoções.
O corpo fala. Observe e converse com seu corpo. Observe-se enquanto caminha, enquanto estuda ou trabalha, enquanto está sentado ou deitado. O estado da sua postura corporal entrega o estado do seu comportamento mental e emocional, o que impacta diretamente no fluxo respiratório. Então, dedique-se a essa observação diária para melhorar o combustível principal da sua vida que é a sua respiração.
Praticar Exercícios Físicos
Que tal bombear os seus pulmões na marra? Caso não tenha o costume, adquira o hábito de praticar algum exercícios físico, seja musculação, natação, dança, caminhadas, corridas, dentre outras práticas corporais como lutas, yoga, tai chi chuan, etc. Além de ativar a circulação, a respiração ficará a todo vapor. Quem pratica esporte sabe o quão bom é ter uma respiração aberta e livre!
Meditar regularmente
Entregue-se para a arte da meditação. Com a meditação você conseguirá melhorar significativamente a respiração diária, pois a prática meditativa levará consciência para as questões corporais, emocionais e mentais, trazendo um equilíbrio curativo. O simples ato de contemplar a respiração em silêncio já é um processo meditativo e você pode praticar isso facilmente em qualquer lugar, bastando se sintonizar com sua respiração lenta e profunda.
Mais uma vez, uma coisa retroalimenta a outra. Então, meditar acalma a mente, alivia a turbulência emocional e traz mais consciência para a respiração e, como consequência, traz mais leveza e saúde para você, pois uma respiração consciente melhora o fluxo sanguíneo, abastece as emoções de boas energias e também alivia a agitação mental.
Para te ajudar a meditar, separei um exercício bem simples e poderoso para você praticar na sua quietude diária, basta disponibilizar 5 minutos por dia para sentir os efeitos benéficos. Veja aqui como meditar corretamente. Espero que goste!